Sobre Fernando Sodré:

 




Aos 33 anos de idade, Fernando Sodré é reconhecido como um dos mais importantes representantes da viola caipira instrumental, buscando neste instrumento tradicional novos caminhos e experimentos sonoros que surpreendem seus ouvintes. Sodré inovou, em parceria com a Hootz Lutheria, na criação da viola de 14 cordas, um instrumento único, com maior extensão harmônica e um timbre bastante surpreendente.
 
A fórmula de sucesso deste trabalho é a mistura da sonoridade peculiar da viola caipira com a forma engenhosa que o artista toca o instrumento, alcançando uma roupagem fora do habitual.

O premiado Fernando Sodré está se destacando nacionalmente não só pela originalidade em seu trabalho, mas também pela sua eximia habilidade em tocar a viola.     
Influenciado por grandes nomes brasileiros como Tom Jobim, Raphael Rabelo e Milton Nascimento e por artistas internacionais como Pat Metheny e Paco Del Lucia, em seu novo disco, Fernando mostra a qualidade e a raridade de suas inovações instrumentais para este instrumento.

Em 2006 lançou seu primeiro CD independente com composições próprias, parcerias e releituras. Em seu segundo trabalho, fruto da seleção 2006 da Petrobrás, Sodré demonstra toda a sua paixão pela música instrumental brasileira.

O CD intitulado “Rio de Contraste” (2007) traz um repertório de composições próprias, e conta com a participação de Grandes Instrumentistas da atualidade: Violão (DANIEL SANTIAGO); Baixo (THIAGO DO ESPIRITO SANTO); Harmônica (GABRIEL GROSSI); Bateria (MÁRCIO BAHIA), e ainda conta com a ilustre participação especial do bandolinista HAMILTON DE HOLANDA.

Fernando Sodré Conquistou o Premio de Excelência da Viola Caipira em 2010 na categoria Outras Vertentes e no mesmo ano foi um dos vencedores do festival Voa Viola onde dividiu o palco com importantes representantes deste instrumento no Brasil. 

Embrenhando-se cada vez mais na composição instrumental, Fernando Sodré demonstra toda a sua paixão pela música e pela viola. O Show leva ao palco o resultado de todas as informações musicais e de vida de um músico que busca o aprimoramento do instrumento e a valorização da composição. O trabalho é inovador tanto pela execução de peças até então não exploradas para este instrumento, quanto pela formação sugerida neste trabalho, unindo a viola caipira a gêneros como choro, samba e jazz.
Atualmente Sodré participou de importantes festivais voltados à música instrumental como: MIMO (mostra internacional de musica em Olinda), JAM no MAM (Salvador) Savassi jazz festival (Belo Horizonte), Cordas na Mantiqueira (Photozofia SP), Vozes de Mestre (Joinville); Festa da Música (Belo Horizonte); violas guitarras e outras modernidades (Brasíla) entre outros, já dividiu o palco com grandes nomes da musica brasileira como: Hamilton de Holanda, Almir Sater, Toninho Horta, Renato Andrade, Roberto Correa, Juarez Moreira, Paula Santoro, Paulo Sergio Santos, Renato Teixeira, Pena Branca, Chico Lobo. Outros trabalhos como: participação especial no CD “Asas de Gavião” do instrumentista português Vitor Sardinha (Portugal), participação no DVD do grupo Corta Jaca, Participação No CD Do Instrumentista Gabriel Guedes, Produção e direção musical do CD “Que viola é essa?” do violeiro Renato Caetano, Participação no CD ”Akipalô” do violeiro Pereira da viola, participação da gravação do DVD do grupo Viola Urbana, participação no CD” causos, canções e Crenças do Poeta Tadeu Martins, Participação do programa especial grande Sertão veredas rede Minas, CD Gonzaga Medeiros, trilha Sonora do Filme “O Ronco da Barriga”, Workshop ministrado na ilha da Madeira (Portugal) em setembro de 2008, Participação especial no CD Luiz Henrique do grupo “Feijão de Corda”, direção musical do grupo para- Folclórico Sarandeiros, Participação no Programa “Mais Você” Rede Globo, Turnê circuito Telemig Celular 2006, colunista da revista “viola caipira”, Participação no Cd do grupo “Canta Brasil”, Participação no projeto “causos e Violas das Gerais” SESC MG, Participação No projeto “choro Livre 2008”, Participação no Projeto “Violas e Historias de Minas”Canecão RJ, Participação no projeto “Cantoras Daqui” BDMG, Participação no Projeto “encontro Minas na MPB”, Participação “coletânea Brasileiríssima” Radio Inconfidência, Participação no Projeto “Vozes de Mestre”, Participação no Projeto “Festival Gastronômico De Tiradentes”, turnê “Cordas e Batuques” Trilhas da Cultura entre outros.     


http://www.youtube.com/watch?v=E1WfhLrueU8&noredirect=1